Importância da Saúde Mental

A saúde mental é um componente primordial para o bem estar de um indivíduo. Uma saúde mental efetiva é determinante para a boa performance do ser humano. Isso nos leva ao conceito Saúde Mental Positiva que pode ser definido como um valor por si só (sentir-se bem) ou como uma habilidade de perceber, compreender e interpretar o meio, com a finalidade de se adaptar ou modificá-lo, se necessário, e de pensar e se comunicar com os outros. 

Nesse sentido, torna-se importante a avaliação de aspectos positivos da saúde mental, a forma como ela é influenciada pelas dimensões benéficas das experiências (integração social, auto-eficácia, controle percebido, entre outros), e não somente os aspectos patológicos.

Contudo, não se pode ignorar a importância dos aspectos patológicos em saúde mental. As enfermidades mentais têm merecido grande destaque no cenário da saúde mundial e nacional.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os transtornos mentais e de uso de substâncias são a principal causa de incapacidade no mundo. Aproximadamente 20% da população mundial de crianças e adolescentes apresentam transtornos ou problemas mentais. Mais de 800 mil pessoas cometem suicídios todos os anos, o suicídio é a segunda maior causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos. Há ainda, para cada adulto que comete suicídio, ao menos outros 20 indivíduos tentando.

Em 2015 foi estimado que 4,4% da população global apresentava depressão, sendo a prevalência maior entre as mulheres (5,1%) do que entre os homens (3,6%). Isso equivale a 322 milhões de casos de transtorno depressivo no mundo. Já a ansiedade acometia 3,6% da população mundial em 2015, o que equivale a 264 milhões de pessoas vivendo com transtorno ansioso. 

No Brasil as doenças neuropsiquiátricas representam 20,3% da carga total de adoecimentos. Os transtornos depressivos ocupam o segundo lugar entre as doenças que mais causam incapacidade e os transtornos ansiosos ocupam o quarto lugar. As taxas de suicídio são de 7,3 a cada 100 mil habitantes no sexo masculinoe de 1,9 a cada 100 mil habitantes no sexo feminino. 

Patologias psiquiátricas são ainda importantes fatores de risco para outras enfermidades, assim como para outras lesões e danos intencionados e não intencionados. A doença mental está relacionada ao adoecimento por outros quadros tais como HIV, doenças cardiovasculares e diabetes, por exemplo.

Mesmo diante da magnitude dos indicadores relacionados a saúde mental, um importante obstáculo ainda enfrentado é o estigma que a doença mental carrega, além da discriminação sofrida por pacientes e familiares. Isso infelizmente faz com que milhares de pessoas que precisam não procurem ajuda psiquiátrica, psicológica ou serviços de saúde mental.